sexta-feira, 8 de agosto de 2014

ESPÉCIES DE ANUROS



SAPO-MARTELO ou sapo-ferreiro (Hypiboas faber, Hylidae), da Mata Atlântica.
SAPO-CANOURO (H. boans) da Amazônia: o canto de H. faber lembra o bater de um martelo e o de H, boans o batido em uma canoa que está sendo construída; de onde vieram seus respectivos nomes populares.
Uma espécie de anfíbio da Amazônia apresenta fama até internacional (Phyllomedusa bicolor, Hylidae), também conhecida como Kampô. Desta espécie é retirada a secreção da pele, rica em peptídeos (formações ligados por2 ou mais aminoácidos, através de ligações peptídicas, estabelecidas entre um grupo amina de uns aminoácidos e um grupo carboxido do outro aminoácido. Os peptídeos são resultantes do processamento de proteínas e podem possuir 2 ou mais aminoácidos), que é utilizada na medicina tradicional ao oeste da Amazônia (Acre e Peru), aplicadas nas pessoas (vacina-do-sapo), através de pequenas queimaduras feitas na pele com um pequeno cipó (titica).
Foi observado que, in vitro, peptídeos isolados do veneno de espécie de Phyllomedusa apresentam ação contra algumas bactérias (e. g. Pseudômonas).












ANFÍBIOS E RÉPTEIS
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HERPETOFAUNA BRASILEIRA.
AUTOR: PAULO SÉRGIO BERNARDE.
EDITORA: ANOLIS.

LIVRO: B 444 (UEFS – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA / BA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário