quarta-feira, 26 de março de 2014

CORINTIOS 13

  • Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.
  • Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada. 
  • Ainda que distribui-se todos os meus bens em sustento dos pobres e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria!
  • A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa; não é arrogante; não é escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor.
  • Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade.
  • Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 
  • A caridade jamais acabará, as profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará. A nova ciência é parcial, a vossa profecia é imperfeita.
  • Quando chegar o que é imperfeito desaparecerá.
  • Quando eu era criança, falava como criança, pensava como  criança, raciocinava como criança.. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas  de criança.
  • Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido.
  • Por ora substitui a fé, a esperança e a caridade; dos três, porém, a  maior delas é caridade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário