quarta-feira, 13 de maio de 2015

A ALEXANDRIA



  • Alexandre Magno fundou setenta cidades, das quais algumas ainda tem o seu nome. Pouco depois de ter conquistado o Egito, funfou uma nova cidade no delta do Nilo, e denominou-a Alexandria do Egito. Alexandria tornou-se rapidamente uma das cidades mais importantes e mais belas do mundo. Foi um grande centro comercial; segundo um ditado da época, nela se encontrava de tudo, exceto neve. Foi também, um centro cultural. Ptolomeu I, que reinou no Egito depois de Alexandre, fundou uma biblioteca que se tornou a mais célebre da Antiguidade. Chegou a contar 700.000 volumes. Os livros dessa época não se assemelhavam aos nossos; eram rolos, de longas faixas de papiro, em torno de um bastão. Eram todos manuscritos.
  • Um imenso farol contribuiu para a celebridade de Alexandria, porque foi considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo.
  • No decorrer dos séculos, Alexandria fez parte de muitos impérios. Sua Biblioteca foi destruída em 390 pelos bárbaros. Seu célebre farol desmoronou por causa de um tremor de terra. O lodo invadiu o porto e destruiu-o. Ao fim do século XVIII, a cidade havia perdido muito de sua importância.
  • No começo do século XIX, porém, tudo se modificou. O porto  foi dragado e um canal construído até o Nilo. Alexandria voltou a ser um grande porto, com mais de um milhão de habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário