quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO




Interpretar significa comentar, explicar algo. Podemos dizer que interpretar um texto é dar a ele um valor simbólico, uma explicação.
Por exemplo um fato ocorre em via pública, várias pessoas são testemunhas desse fato, contudo cada pessoa dará ao fato um valor, uma prioridade distinta, isto porque cada um traz uma história pessoal e será esta história que permeará as análises, os símbolos de cada interpretação.
Então, como interpretar textos em prova, se cada pessoa possui seu modo específico de ver os fatos? A resposta não é simples. Não obstante o valor subjetivo do texto, ele possui uma estrutura interna que é básica, independente de quem lerá. Essa estrutura interna do texto garante uma interpretação primordial que  trabalha o texto, que o vê como um objeto a ser analisado  por dentro, objetivamente.
Para efeito didático, vamos dizer que há basicamente três tipos de estruturas de texto, que irão se mesclar, conforme o estilo, intenção, etc. do autor. Vamos chamá-las de MACRO-ESTRUTURAS, são elas: Narração, descrição, dissertação. Cada uma dessa MACRO-ESTRUTURAS irá se organizar a partir de ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário