segunda-feira, 12 de maio de 2014

DA CÉLULA AO ORGANISMO ( BIOLOGIA)

Os seres vivos, são constituídos por unidades biológicas, chamadas de células.
Existem organismos, como as bactérias, as algas e os protozoários que se constituem de uma única célula, sendo, por isso, chamados de unicelulares. Outros, como uma árvore ou um homem, apresentam uma uniformidade de células chamadas de pluricelulares.
Num organismo pluricelular, complexo e bastante organizado, como o homem é relativamente fácil perceber que as células podem se associar de maneira a desempenhar função e constituir um tecido.
O tecido epitelial de revestimento, por exemplo, recobre as superfícies do organismo, como ocorre no estômago, cuja cavidade interna ele reveste.
Vários tecidos, por sua vez, podem se agrupar, formando um órgão. De fato, o estômago, além do epitélio de revestimento é um  órgão constituído de outros tipos de tecidos, como o tecido muscular, cuja capacidade contrátil determinará o fluxo do bolo alimentar para o intestino.
A interação entre os órgãos forma um sistema. Por exemplo, na espécie humana, o sistema digestivo e basicamente formado pelos órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, ânus, além de glândulas anexas, como as salivares, o fígado e o pâncreas. Todos esses órgãos associados, ao mecanismo de aproveitamento dos alimentos ingeridos. O conjuntos de todos os sistemas (digestivos, circulatório, excretor, respiratório, etc), constitui o organismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário