segunda-feira, 12 de maio de 2014

OS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO E O EQUILÍBRIO BIOLÓGICO

Nos mais diversos ambientes naturais da Terra, os seres vivos normalmente estabelecem entre si e com o meio em que vivem um perfeito relacionamento, que garante não apenas a sua sobrevivência, mas também a preservação dos recursos naturais disponíveis. É esta situação de estabilidade dos seres vivos entre si  e com meio que se denomina equilíbrio biológico.
O mundo vivo pode ser enfocado sob vários níveis de organização da célula à biosfera. A interferência direta ou indireta em quaisquer níveis pode acarretar consequências desastrosas para o equilíbrio biológico existente entre os seres vivos e o mundo físico.
O extermínio de cobras numa determinada região, por exemplo, pode favorecer o desenvolvimento de uma super-população de ratos e outros roedores que normalmente servem de alimento às cobras.
A super-população de roedores, por sua vez, pode determinar uma drástica redução na população de gramíneas e vegetais herbáceos (ervas) da região. esse fato, além de atingir as populações de herbívoros que se nutrem dessas plantas, pode deixar o solo desprotegido, o qual sem a cobertura de vegetais, fica sujeito à erosão pela água das chuvas. Com isso, o solo tende a ficar estéreo, o que dificulta - ou mesmo impossibilita - a recuperação vegetal na área. As consequências de tal processo são desastrosas, especialmente para as populações animais, que, em última análise, tem nas plantas a sua fonte nutritiva.
o homem, infelizmente, há décadas vem agredindo e exterminando numerosos seres vivos e recursos naturais. A inundação de resíduos industriais, de lixo e de esgoto doméstico, por exemplo, tem provocado a morte de toneladas de peixes em nossos rios. O derramamento de petróleo nos mares altera suas condições abióticas e afeta decisivamente a atividade de algas e de inúmeros outros seres que ali vivem. A sua devastação de florestas está colocando em risco a sobrevivência de inúmeras formas de vida. Esses e muitos outros exemplos, são fatos desastrosamente frequentes nos noticiários dos mais variados meios de comunicação.
Nos últimos anos, felizmente, a humanidade vem se conscientizando cada vez mais da necessidade de preservação dos ambientes naturais, como uma das maneiras mais seguras de garantir a sobrevivência de nossa própria espécie. A criação de parques florestais, de estações de tratamento de esgoto de usinas processadoras de lixo e a promoção de companhias educativas que alertam, sobre os perigos do degradação ambiental  são, entre outras, importantes medidas que já estão sendo tomadas em favor da natureza.
Só uma reconciliação entre o homem e o meio ambiente pode permitir-nos não apenas a sobrevivência, mas uma vida plena, e colocar-nos em condições mais favoráveis ao desabrochar de uma civilização de n´~ivel superior. "A derrota da natureza será também a derrota do homem e de nossa civilização".

Nenhum comentário:

Postar um comentário