quarta-feira, 29 de abril de 2015

"OS ASTECAS"



  • Cerca de 300 anos antes de Colombo empreender viagem à América, uma tribo vinda do norte fixou-se nas terras que hoje constituem o México. Esses indígenas, os astecas, eram caçadores armados de arco e flechas.
  • Nesse tempo, os índios que habitavam o México viviam pacificamente da cultura do milho, circunstância que tornou fácil conquistá-los, e dois séculos depois todo o México era dominado pelos astecas.
  • os  astecas escolheram uma ilha no meio de um lago para localizar a sua capital, que denominaram Tenochitlã.
  • Quando Colombo chegou ao Novo Mundo, Tenochitlã era uma grande e linda cidade. Muitos dos edifícios eram feitos de pedras de cores claras que brilhavam ao sol. Havia grandes templos, belas residências e até um jardim zoológico. No lago à volta da cidade havia jardins flutuantes; canais que serviam como ruas da cidade.
  • Os astecas faziam jóias de ouro e prata, e ornavam os lábios e orelhas. Também teciam em algodão finíssimo e modelavam bonitos vasos. Os sacerdotes usavam belas vestes e cocares de plumas.
  • Esses índios não conheciam o alfabeto, mas escreviam por meio de imagens; é o que chamamos de escrita pictográfica. Seus sacerdotes tinham grande conhecimento das estrelas e inventaram um calendário. Uma da relíquias dos astecas é um calendário gravado numa pedra que pesa 20 toneladas. Os astecas rapidamente se tornaram uma das tribos mais poderosas do México Central. Forçaram muitas das tribos vizinhas a pagar-lhes tributos, e as que recusavam eram atacadas e tornadas cativas. A riqueza que os astecas arrecadavam de outras tribos contribuiu para fazer Tenochitlã, a esplendorosa cidade que foi. De uma pequena vila de 1.000 habitantes, em 1325, tornou-se, um século mais tarde, cidade de mais de 100.000 habitantes.
  • A religião tinha muita importância para os astecas; adoravam um deus solar, e tinham também os deuses da chuva, do vento, da luz  e do fogo. Os astecas acreditavam que os deuses exigiam sacrifícios humanos. Nas batalhas, preferiam capturar os inimigos  a matá-los. Os prisioneiros eram conduzidos a um templo e sacrificados aos deuses astecas.
  • Um dos exploradores espanhóis que fizeram a conquista do Novo Mundo, Fernão Cortês, ouviu falar dos astecas e suas riquezas, e de Montezuma II, rico soberano, cujos tesouros resolveu conquistar.
  • Muitas das tribos indígenas que temiam os astecas recusaram-se a ajudá-los contra Cortês. Outras aliaram-se à Cortês contra os astecas. O exército de Cortês, melhor equipado e mais organizado, foi vitorioso, caindo morto Montezuma II. A magnífica cidade de Tenochitlã caiu sob o julgo dos espanhóis. Em seu lugar, elevou-se a cidade do México. Muitos indígenas da época atual são descendentes dos astecas do império Montezuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário