quarta-feira, 29 de abril de 2015

AUSTRÁLIA



  • Um país no mundo ocupa todo um continente. Trata-se da Austrália, termo que designa um país, espécie de ilha gigantesca, e o Novíssimo Continente,  a que se agregam inúmeras pequena silhas e arquipélagos.
  • O nome "Austrália" significa "terra do sul"; além da Antártida, é o novíssimo Continente  o único situado inteiramente ao sul do equador. 
  • Algumas vezes, a Austrália é chamada "ilha-continente". Em verdade , é uma ilha, situada a 3.000 quilômetros ao Sul da Ásia e a cerca de 9.000 quilômetros das Américas; distância equivalente a quase metade da circunferência do globo a separa da Europa.
  • Há dois séculos atrás, não havia populações brancas na Austrália. Marinheiros holandeses que, na época, aportara, à costas setentrionais e ocidentais, expressaram opinião de que "a terra não valia grande coisa". Não admira que tivessem essa ideia; em realidade, as praias do Norte da Austrália estão situadas tão próximas do equador que se tornam excessivamente quentes; além disso, chove torrencialmente. O clima quente e úmido não é preferido pelos brancos do norte da Europa, como os holandeses. Quanto à costa ocidental, é seca e estéril. O centro é ocupado por um grande deserto, que vai, a oeste, até quase ao mar.
  • William Dampier foi o primeiro inglês a aportar à Austrália, ma as explorações do comandante James Cook, nas costas do sudeste, foram mais importantes. Achou o clima agradável, as florestas magníficas; nas costas de uma das baías, encontrou tantas e tão estranhas plantas, que deu ao local o nome de "Baía Botânica". Sabendo da existência de tão agradáveis terras, a Grã-Bretanha reivindicou-as.
  • Pouco depois , começaram os ingleses a fixar-se num ponto próximo da atual cidade de Sidney, hoje a mais importante da Austrália.
  • Os colonizadores descobriram que não só as plantas mas também os animais eram diferentes  dos que até então conheciam, os vombates e os coalas carregavam os filhos em bolsas situadas sobre o ventre. Havia também o casuar, avestruzes, cisnes negros e outras aves desconhecidas.
  • Os primeiros colonizadores ficaram confinados entre as montanhas e o mar. Por muitos anos , não conseguiram cruzar as serras, mas quando o fizeram, divisaram grandes extensões de relva. Alguns desses colonizadores, que haviam sido criadores na Inglaterra, perceberam que o gado ovino se daria maravilhosamente naquelas pastagens. Sabiam, também, que a lã pode ser facilmente transportada por mar, e que seu valor compensa o preço do transporte. Muitos iniciaram a criação, e a Austrália se tornou o maior produtor de lã do mundo.
  • Também se fez a criação de gado bovino, ma a carne e a manteiga não se exportam com a mesma facilidade da lã.
  • Há um século, descobriam-se os primeiros veios de ouro na Austrália; iniciou-se, assim a corrida do ouro. milhares de pessoas acorreram à nova terra, para tentar fortuna.
  • Nova corrida do ouro ocorreu quarenta anos mais tarde. Dessa vez, foi o ouro descoberto no Oeste; os mineiros tiveram que trabalhar arduamente; não havia água suficiente , nem estradas para trazer víveres e instrumentos ou para transportar o ouro. Construiu-se, então, a primeira via férrea; oeste e leste comunicavam-se e, pouco depois - 1º de janeiro de 1901 -, as diferentes partes da Austrália uniam-se, formando uma só nação
  • Muitos dos que ter à Austrália em busca do ouro perceberam que a terra possuía numerosas outras riquezas, tais como carvão, o cobre, o zinco. As florestas forneciam excelente madeira para a construção; ao longo das praias, encontravam-se madrepérolas e tartarugas. Certos solos eram propícios à cultura do trigo, outros à cana-de-açúcar ou árvores frutíferas.
  • Naturalmente, era preciso  vender ou comprar o que se produzia; outras pessoas dedicavam-se à manufatura de manteiga, queijo, farinhas e, também, de aço, máquinas agrícolas, instrumentos, sapatos e roupas. E assim cresciam as cidades.
  • No momento atual, a Austrália está longe de se tornar ultrapovoada. A Austrália é quase do tamanho dos Estados Unidos, mas sua população de 14 milhões de habitantes apenas ultrapassa de um milhão a população de Nova York. Mais da metade ada população do país vive nas cidades, Sidney e Melbourne são as maiores dentre elas.
  • Sendo um país independente,a Austrália, entretanto, faz parte da Comunidade Britânica de Nações. Os australianos falam inglês; entretanto, empregam termos seus, regionais, que não se encontram no inglês falado na América nem na Inglaterra.
  • A Austrália é uma federação de seis Estados e dois Territórios.
  • Sua capital é Camberra, pequena cidade construída especialmente para servir de sede do governo.
  • Graças à aviação, a Austrália mentém-se menos isolada. Navios-frigoríficos são utilizados na exportação de carnes, manteigas e frutas.
  • Apesar da distância de outras terras, o que constitui, sem dúvida, entrave no desenvolvimento, a Austrália mantém o comércio florescente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário