segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

VACINAS - PREVENÇÃO DE DOENÇAS





  • Um dos maiores flagelos que já atingiram a humanidade, foi a varíola. Existiram dois tipos básicos de manifestação da doença: a varíola atenuada – que provocada o surgimento de algumas pústulas no corpo, mas não levava o indivíduo à morte (esta doença), que também atacava o gado bovino, era conhecida como a varíola da vaca” e a varíola maligna – que provocava o surgimento de muitas pústulas no corpo geralmente levam o paciente à morte. No século XVIII, acreditava-se qu os índios que haviam contraído a “varíola da vaca” não contraiam a varíola maligna. Testando essa crença, o médico inglês Edward Jenner extraiu o líquido das feridas das mãos de uma paciente com a varíola bovina e injetou-o num menino sadio; o menino como se esperava, ficou doente, mas sarou logo em seguida.
  • Depois disso, quando o menino recebia o líquido extraído das feridas de uma pessoa com a varíola maligna, a doença não se manifestava. Jenner, então, concluiu que o menino estava imune à doença: tinha sido inventada a primeira vacina, que recebeu esse nome em virtude de o líquido imunizante ter sido extraído de vacas.
  • As vacinas são constituídas por microorganismos mortos ou atenuados ou, das toxinas inativas que esses microorganismos produzem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário