sexta-feira, 14 de outubro de 2016

BALANÇO SOCIAL




“BALANÇO SOCIAL”

O Balanço Social tem por objetivo demonstrar o resultado da interação da empresa com o meio em que está inserida.
Possui quatro vertentes: O Balanço Ambiental, o Balanço de Recursos humanos, Demonstrações de Valor Adicionado e Benefícios e Contribuições à Sociedade em Geral.
O Balanço Ambiental reflete a postura da empresa em relação aos recursos naturais, compreendendo gastos com preservação, proteção e recuperação destes; os investimentos em equipamentos e tecnologias voltados a área ambiental e os passivos ambientais. Poderá ainda ter características físicas como, por exemplo, descrição de Humanos visa evidenciar o perfil da força do trabalho: idade, sexo, formação escolar, estado civil, tempo de trabalho na empresa, etc., remuneração e benefícios concedidos: salário, auxílios alimentação, educação, saúde, transporte, etc.; gastos com treinamento dos funcionários.
Esses dados podem ser confirmados com diversos elementos, inclusive com a produtividade ao longo dos períodos. Muito importante, ainda é a discriminação dos gastos em benefício à sociedade circunvizinha, como outros centros de recreação, construção e/ou manutenção de hospitais e escolas para a comunidade, etc.
A demonstração de Valor Adicionado objetiva evidenciar a contribuição da empresa para o desenvolvimento econômico geral da região onde está instalada. Determina que a empresa de riqueza à economia local e, em seguida, a forma como distribui tal riqueza.
O Balanço Social busca demonstrar o grau de responsabilidade assumida pela empresa e assim prestar contas à sociedade pelo uso do patrimônio público, constituído de recursos naturais, humano e o direito de conviver e usufruir dos benefícios da sociedade que atua.
Embora não haja qualquer exigência legal quanto à divulgação do Balanço Social, as empresas são contínua e crescentemente solicitadas a informarem sua política em relação ao meio ambiente, via exigência de sistema de gerenciamento de sistemas de gerenciamento ambiental, Relatórios de Impactos Ambientais, e em alguns casos tem de assumir o ônus de provar que não agridem a natureza. No caso de Recursos Humanos, as exigências de cumprimento das legislações trabalhistas e as remunerações sindicais são rigorosas. A entidade da empresa, isto é, sua importância para a sociedade fica bastante transparente com a elaboração da Demonstração do Valor Acionado; por essas razões, total ou parcialmente, a informação do Balanço Social tem a sua importância para divulgar a postura da empresa e para que os interessados em sua continuidade tomem conhecimento da linha de conduta que está sendo adotada pela Companhia.
Na quarta faceta do Balanço Social tem-se a evidenciação de que a empresa fez e termos de benefícios sociais como entidades assistenciais e filantrópicas, preservação de bens culturais, educação de necessitados, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário